quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015


Dia do Agrupamento

No dia 20 de fevereiro, comemorou –se o Dia do Agrupamento. Este ano, dedicado ao D. Lourenço Vicente, Patrono do Agrupamento.
Lourenço Vicente era natural da Lourinhã, segundo o seu testamento, mas, desconhece –se a data do seu nascimento e o nome dos seus pais. Sabe –se apenas que nasceu e morreu durante o século XIV.
 Lourenço Vicente nasceu no Casal da Charrua, perto da praia da Areia Branca. Foi proprietário da Quinta da Charrua e terá sido criado pela sua avó, Maria Vicente. Muito novo foi levado para a corte, onde teve uma esmerada educação. Estudou em França, foi Professor em Coimbra e cónego de Évora e Viseu. Em 1372, foi nomeado Desembargador e Vedor da Fazenda de D. Fernando, foi um funcionário da mais alta categoria a quem cumpria a administração superior do património real e da Fazenda Pública. Através da Bula datada de 19 de dezembro de 1373, o Papa Gregório XI, nomeia D. Lourenço Vicente Arcebispo de Braga.
Defensor do partido de D. João, Mestre de Avis, D. Lourenço Vicente, combateu a seu lado nas guerras contra Castela e defendeu a eleição do Mestre como rei de Portugal, nas Cortes de Coimbra em 1385. Como recompensa pelos serviços prestados, D João, ainda Regedor e Defensor do Reino, doa a D.Lourenço Vicente o senhorio e alcaidaria da Lourinhã, por carta datada de 10 de outubro de 1384.
D. Lourenço Vicente morreu em 1397 e o seu corpo encontra-se sepultado na Capela junto à Sé de Braga. Esta Capela, de estilo gótico, foi mandada construir pelo próprio D. Lourenço Vicente, em honra de Nossa Senhora do Ó.



Curiosidade 

Em 1387, D. João I, Mestre de Avis, casou - se com D. Filipa de Lencastre! Sabem quem celebrou a cerimónia?
Foi o nosso Patrono, D. Lourenço Vicente.

Biblioteca Escolar

 


Sem comentários:

Enviar um comentário