quinta-feira, 23 de abril de 2015

25 de Abril.... Sempre!

     Em 1968, Marcelo Caetano substitui Salazar no poder e pôs em prática um conjunto de medidas que, aparentemente tornava o regime menos agressivo. Foi a chamada " Primavera Marcelista ".
    Sem se aperceber Marcelo Caetano abria caminho à oposição política, gerada sobretudo, entre os militares. Nasce assim, o Movimento dos Capitães, que começa a organizar-se e a preparar um golpe militar.
     Ao descontentamento dos militares, junta-se os da população, que contestam a continuação da guerra colonial.
    Organizados com o nome de MFA ( Movimento das Forças Armadas ), os militares cercaram o quartel dos Carmo e obtêm, depois de algumas negociações, a rendição do governo.
    A 25 de abril de 1974, caiu o regime ditatorial e surgiu em Portugal a Democracia. Era o fim do Estado Novo e o triunfo da revolução. Logo após a Revolução de Abril, foram tomadas um conjunto de medidas que  devolveram aos cidadãos as suas liberdades fundamentais.
    Em apenas poucos meses foi iniciado o processo de descolonização, que resultou na independência da Guiné, Angola, Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. Com o fim  da guerra colonial, milhares de portugueses que viviam nas ex-colónias regressaram a Portugal, eram os chamados "retornados".
   A 25 de abril de 1975, realizaram-se as primeiras eleições livres e em 1976 é apresentada e aprovada a nova Constituição que estabelecia a forma de organização e funcionamento do regime democrático. 







            Resultado de imagem para imagens do 25 de abril                  Resultado de imagem para imagens do 25 de abril    





Resultado de imagem para imagens do 25 de abril
                                                                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário