segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

«Jovens Cientistas do Século XXI»

A primeira semana de fevereiro foi uma semana de ciência na biblioteca da escola Dr. João das Regras. Sob a égide da atividade “Jovens Cientistas do Século XXI”, os alunos das turmas do 5º ano de escolaridade foram confrontados com um problema, identificaram variáveis, procuraram explicações, testaram hipóteses e comprovaram uma teoria simples: a luz propaga-se de forma retilínea e se assim não fosse, não existiriam sombras, ou, se existissem, não seriam como as que conhecemos.
Pouco mais de uma centena de alunos, depois de desafiados a pensar no fenómeno luz e sombra segundo uma perspetiva nunca antes por si experimentada, fizeram previsões acerca do funcionamento de uma caixa escura (caixa fechada, com um pequeno orifício por onde entra a luz). Depois de exploradas estas previsões, foi tempo de colocar mãos à obra e construir uma caixa escura para observar aquilo que ninguém previu, apesar das muitas “selfies” diárias tiradas com objetos que, quando usados como máquinas fotográficas, são pouco mais do que pequenas caixas escuras com alguma ótica e eletrónica associadas.
A caixa escura construída era um cubo com um pequeno orifício numa face e uma janela de papel vegetal na face oposta à do orifício. Aquilo que ninguém previu foi que, ao colocar uma vela junto do orifício da caixa, se visse no ecran feito de papel vegetal a inequívoca imagem da vela que fora colocada em frente do orifício… uma imagem invertida, como também é invertida a imagem que se forma na nossa retina e que o cérebro tão bem interpreta, impedindo-nos de trocar o número seis (6) pelo número (9) e vice-versa. A surpresa foi grande e a percentagem de entusiasmo pela ciência existente no universo, aumentou um nadinha à custa dos alunos da Escola Dr. João das Regras.

Paulo Lima









Sem comentários:

Enviar um comentário